| Projeto: Kai, o guerreiro inquebrável Autor: David Alexandre Paiva Silveira Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: José Nunes Agrupamento/Escola: Escola Secundária D. Dinis | Este projeto consiste numa curta-metragem de animação, bidimensional, desenvolvida através de meios informáticos / multimédia, que pretende enviar aos espetadores uma mensagem de perseverança e de resiliência para superação das dificuldades que cada um enfrenta para alcançar os seus objetivos e sonhos na vida. Trata-se do que poderá chamar de primeiro capítulo, ou capítulo inicial, de uma história mais longa, ainda a aprofundar futuramente, que pretende mostrar as aventuras do protagonista para alcançar o seu objetivo de se tornar o campeão de artes marciais, aproveitando esta situação para passar a mensagem enunciada anteriormente. O público-alvo deste projeto é o dos jovens entre os 12 e os 18 anos de idade, que, por serem adolescentes, enfrentam dúvidas e desafios próprios desta idade, servindo a curta-metragem como elemento transmissor e motivador da mensagem de perseverança referida. O projeto foi inteiramente desenvolvido pelo autor, incluindo a história, a criação de personagens (incluindo a sua caraterização antropomórfica e psicológica), o seu estilo de design e a o modo como se movimentam. | |
| Projeto: Empresa de Comunicação gráfica Autor: Carolina Pratas Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Liliana Leal Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Azambuja | O principal objetivo foi criar a imagem gráfica de empresas, procurando ir ao encontro das suas necessidades, num estreito trabalho de colaboração. Um outro objetivo é tornar o design gráfico mais atrativo perante os “clientes”, sensibilizar o público-alvo da importância do design gráfico, como estratégia fundamental para as empresas se destacarem no mercado e aprofundar os meus conhecimentos técnicos de design estimulando a minha criatividade. Escolhi o mundo da comunicação e publicidade por ser uma área que privilegio bastante no mundo empresarial, facilitando a criação de todo o design e publicidade. Consegui ainda englobar diversas disciplinas e módulos lecionados ao longo do curso neste projeto. | |
| Projeto: Elaboração de uma série de rótulos para uma marca de cervejas artesanais. Cerveja “Bolina” Autor: Mónica Prata Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Liliana Leal Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Azambuja | O meu projeto para a Prova de Aptidão Profissional tem como objetivos: criar e desenvolver os rótulos da cerveja artesanal “Bolina” para aprovação por parte do cliente; aperfeiçoar as minhas técnicas a nível de vídeo, áudio e do design gráfico como também na área da web/programação; melhorar e aprofundar os meus conhecimentos, em termos de conteúdo, adquiridos ao longo deste curso e valorizar-me enquanto profissional, para responder aos desafios do mercado de trabalho. | |
| Projeto: Criação de video clipes artísticos Autor: Margarida Martins Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Liliana Leal Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Azambuja | Promover as freguesias do nosso concelho, mostrando o que de melhor oferecem, captando imagens do património material e imaterial. Promover o turismo no município. Valorizar as vivências e as experiências como consciência social de toda uma comunidade e como afirmação da identidade dos lugares. (freguesias) Pôr em prática os conhecimentos técnicos e de conteúdo adquiridos ao longo dos três anos de curso. Aperfeiçoar planos cinematográficos, ângulos e métodos. | |
| Projeto: Branding Flour Shower Autor: Carolina Mendes Ladeira Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Lucília Pascoal Agrupamento/Escola: Escola Básica e Secundária de Ourém | A ideia de criar o Branding da pastelaria Flour Shower surgiu pelo facto de a empresa não ter nenhum meio de divulgação na Internet, nem identidade visual. O projeto tem como objetivo, principal, promover a pastelaria, divulgar os seus produtos, e criar a identidade da marca, de modo a que os clientes associem os seus produtos através da imagem. | |
| Projeto: BLM – Vídeo Promocional Autor: Miguel Alexandre Ribeiro Oliveira Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Lucília Pascoal Agrupamento/Escola: Escola Básica e Secundária de Ourém | A ideia para este projeto surgiu do facto da empresa, não ter publicidade audiovisual. A empresa tinha apenas um site, com imagens e algum texto, mas tendo em linha de conta que a concorrência é elevada, considerei uma mais valia realizar um vídeo promocional, pois qualquer produto, serviço ou marca é beneficiado, quando existe algo que a publicite. Assim, uma vez que queria e me sentia seguro a trabalhar num projeto que tivesse a ver com o vídeo, e de alguma forma com a publicidade, não hesitei, quando vi a proposta em cima da mesa. A decisão de escolher este tema recaiu também por ser a empresa do meu pai, e por poder, desta forma, ajudar com algo que eu queria e precisava de fazer. | |
| Projeto: Conceção de protótipos em 3D de veículos da marca Volkswagen – Golf NR-Sport e Golf NR-Racing Autor: Nuno Rito, Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Lucília Pascoal Agrupamento/Escola: Escola Básica e Secundária de Ourém | Este projeto corresponde à criação 3D de dois novos carros desportivos, da minha autoria, sendo um deles, a sua designada “versão de corrida”. Pretendo, igualmente, criar os seus respetivos logotipos e apresentar a simulação de uma publicação em magazine que contemple a divulgação dos carros criados, respetivos posters e, ainda, o design da própria revista. | |
| Projeto: Vídeo promocional da Escola Básica e Secundária de Ourém Autor: Gonçalo Pereira Domingos Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Lucília Pascoal Agrupamento/Escola: Escola Básica e Secundária de Ourém | Esta Prova de Aptidão Profissional consiste na realização de um Vídeo Promocional para a Escola Básica e Secundária de Ourém. Este vídeo tem como objetivo principal dar a conhecer ao público em geral as atividades e a dinâmica da Escola Básica e Secundária de Ourém. Fazer este vídeo promocional era uma necessidade da escola, visto que já existia um vídeo, mas estava a ficar desatualizado e antiquado. Além disso, foi o facto de o vídeo existente retratar somente as atividades realizadas num dia aberto (que consiste em atividades especificamente preparadas para esse dia), ao contrário deste projeto que tem como objetivo retratar o dia-a-dia da Escola Básica e Secundária de Ourém no decorrer de um ano letivo. | |
| Projeto: A Prova Autor: Duarte Dinis Catarino Valério Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Alice Pereira Agrupamento/Escola: Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos | O desespero de um jovem realizador na realização da sua curta metragem, que contará como Prova de Aptidão Profissional, culmina numa reunião de amigos para tentar encontrar aquela que será a ideia final. Uma curta-metragem acerca do processo criativo que levou à criação da mesma, recriado de forma cómica. A curta metragem tem como objetivos demonstrar as capacidades adquiridas ao longo de todo o ensino secundário, maioritariamente a nível de pós-produção de vídeo, áudio e imagem e fornecer um meio de entretenimento a qualquer que seja o espectador. | |
| Projeto: 3D ESFRoV Autor: Nelson Miguel da Rocha Sousa Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Ana Figueiredo Agrupamento/Escola: Escolas de Sátão | Criação de uma maquete da escola em 3D, por forma a mostrar uma visita guiada do espaço escolar. Este projeto tem como objetivos apresentar a escola à comunidade escolar, facilitar a receção de novos alunos ao espaço e despertar o interesse na receção e acolhimento por parte de alunos de outras escolas. | |
| Projeto: Music Awards Autor: Luís Fernando Barradas Vale de Gato Nuno Fernando Barradas Vale de Gato Curso: Técnico de Multmédia Professor orientador: Tânia Tavares Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Vendas Novas | Simulação de um evento musical, com votação e entrega de prémios, em várias categorias, aos artistas e músicas que mais se destacaram no ano de 2020. Para tal, criámos uma página web onde podemos ver todas as informações sobre o evento – apresentadores, artistas, vídeo com os diferentes tópicos e a votação. Criámos um documento no Google forms para a votação e várias VTs, uma para cada tópico à votação e para a apresentação de cada tópico; O vídeo foi filmado por nós e editado, tendo por base as várias Vts elaboradas. | |
| Projeto: MultiSports Autor: João Caetano José Gomes Curso: Técnico de Multmédia Professor orientador: Tânia Tavares Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Vendas Novas | Com este projeto, pretendemos criar uma empresa – MultiSports. Esta empresa é uma loja de artigos desportivos, que tem como objetivo combater o sedentarismo da população portuguesa, quer através da comercialização de artigos a preços mais baixos, quer através da criação de eventos próprios. Fizemos toda a pesquisa para a abertura da empresa, como obter o investimento necessário, equipa e publicidade. Fizemos os cartões para os funcionários, a aplicação informática a ser utilizada no controlo de stocks, cartazes e flyers publicitários e dois vídeos – um de incentivo à prática do desporto e outro de publicidade à empresa. | |
| Projeto: Não julgues, sê diferente. Autor: Raquel Dionísio Fernandes Curso: Técnico de Audiovisuais Professor orientador: Miguel Fernandes Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro | “A minha Prova de Aptidão Profissional (PAP) consiste numa curta-metragem de animação 2D, focando-se na história de uma rapariga que se candidata ao recrutamento para as Forças Armadas. Inicialmente, o serviço militar era composto por uma força maioritariamente masculina, sendo que com o aparecimento das primeiras mulheres foi originada uma desigualdade. Essa desigualdade, por sua vez, deu início a realidades como a agressão, assédio e abuso sexual. Apesar de atualmente existirem cada vez mais mulheres dispostas a ajudar no serviço militar esses problemas continuam recorrentes. A protagonista enfrenta todas essas desigualdades, tentando provar que a persistência é uma das chaves fundamentais para atingir os seus objetivos.” | |
| Projeto: Estudasses, Oh Filho Autor: Daniel Lourenço Pinto Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Professor orientador: Nuno Gonçalves Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama | A ideia inicial do projeto é a criação de um jogo interativo e dinâmico, onde o jogador é o interveniente principal, podendo influenciar as opções dentro do jogo e modificando o seu final, não existindo regras para um final único. | |
| Projeto: Museu de Vendas Novas Autor: Paulo Rosário Pedro Busca Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Tânia Tavares Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Vendas Novas | O objetivo desta PAP é dar a conhecer a história e evolução da nossa cidade. Decidimos “criar” o Museu de Vendas Novas, um espaço virtual onde se pode conhecer melhor a história desta cidade. Tendo por base fotografias antigas, gentilmente cedidas pela autarquia e por alguns habitantes, contamos a sua história e mostramos, localizando, o “antes” e o “depois” de alguns espaços emblemáticos. Foi elaborado o website Museu de Vendas Novas, para o qual criámos o logótipo, um vídeo onde contamos a história da nossa cidade, um jogo – “AdiViNha”, que põe à prova o conhecimento do “nosso espaço vivido”, e um trailer que faz a apresentação do projeto. | |
| Projeto: Arcade Adventure Autor: Gonçalo Miguel Silva Marques Pedro Filipe Pires Peyroteo Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Ana Esteves Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Albergaria-a-Velha | Este projecto foi desenvolvido utilizando a linguagem de programação C# e no motor de jogo Unity e baseia-se em dois jogos 2D do estilo arcada: Space Adventure e Cave Adventure. Em Space Adventure, o jogador tenta sobreviver o máximo de tempo possível, desviando-se de obstáculos. Ao ultrapassar esses obstáculos, a sua pontuação aumenta. | |
| Projeto: Manual de Identidade Visual Corporativa Dá Duro Autor: Lara Maria Lopes Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Helena Reis Agrupamento/Escola: Centro de Estudos de Fátima | O manual de identidade visual corporativa da empresa do ramo da restauração Dá Duro é composto por duas partes: a primeira, o livro de estilos, onde se explicitam as regras de manuseamento do logótipo, assim como os elementos constituintes do mesmo; a segunda, o estacionário, onde se faz a proposta de alguns brindes publicitários tendo sido alguns efetivados num empresa gráfica local. | |
| Projeto: Maquete Digital 3D – CEF Autor: João Casimiro Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Helena Reis Agrupamento/Escola: Centro de Estudos de Fátima | Trata-se da construção 3D em digital da maquete da escola Centro de Estudos de Fátima (CEF) onde o aluno frequenta o curso profissional de técnico de multimédia. A maquete é fiel às dimensões reais e pormenores já que a direção da escola facultou ao aluno as plantas 2D em formato PDF. Por outro lado, houve lugar a medições de objetos no local e captação de fotografias para a criação das texturas. | |
| Projeto: Spot publicitário da Empresa Corkforme Autor: João Tomás Pereira Lopes Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Helena Reis Agrupamento/Escola: Centro de Estudos de Fátima | Trata-se de um vídeo promocional para uma empresa local – Corkforme – de fabrico de artigos artesanais em cortiça. O vídeo irá permitir a difusão da atividade empresarial pelas redes sociais e site e assim captar potenciais clientes. O vídeo, em analepse, mostra os passos do fabrico dos produtos desde a fonte (o sobreiro) até ao produto exposto na loja, e vice-versa, transmitindo assim a mensagem que o produto nasce da natureza, respeitando a natureza. | |
| Projeto: Susana Pereira Studio Autor: Anita Ribeiro Cristina Oliveira Curso: Técnico de Audiovisuais Professor orientador: Manuel Sousa Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Santos Simões | O objetivo deste projeto é fazer umBook de moda e um pequeno vídeo, como introdução. Com isto, quero despertar o interesse nas pessoas pela moda, o mundo da fotografia e como os vídeos conseguem ser engraçados e cativantes. | |
| Projeto: DESAMOR Autor: Clara Mendes Curso: Técnico de Audiovisuais Professor orientador: Manuel Sousa Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Santos Simões | Curta metragem sobre a Violência no namoro com o nome de “DESAMOR”, onde é abordado um tema de grande importância na sociedade atual, a violência nunca pode ser uma forma de amar. | |
| Projeto: ÍRIS-APLICAÇÃO EDUCATIVA PARA CRIANÇAS Autor: Sara Sampaio Teresa Moreira Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Marc Carvalho Agrupamento/Escola: Escola Profissional de Felgueiras | O objectivo deste projecto é entreter as crianças fazendo com que um momento de laser se torne também num momento de aprendizagem. É também mostrar a importância da aprendizagem infantil, a importância da aprendizagem em mais de uma língua e mostrar que se pode aprender de maneiras mais divertidas, utilizando as novas tecnologias. | |
| Projeto: Conservatório de Música Autor: Tomás Rovira Curso: Técnico de Informática de Gestão Professor orientador: Cristina Pires Agrupamento/Escola: Escola Secundária Avelar Brotero | A criação deste projeto tem como objetivo a criação de um site e de uma aplicação dinâmica para a empresa da minha família. | |
| Projeto: Promoção e Cobertura da Prova de Atletismo “Sertã – CHALLENGE RUN” Autor: João Rafael Lopes Delgado Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: João Nogueira Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas da Sertã | Esta PAP consiste na organização completa de um evento desportivo (prova de corrida de resistência pela vila da Sertã), em toda a sua divulgação e promoção, bem como na realização de dois produtos multimédia (reportagem vídeo e album fotográfico) com imagens captadas no evento. | |
| Projeto: Reestruturação da Página Web do AES Autor: Carolina Dias Antunes Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: João Nogueira Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas da Sertã | Este projeto de PAP consiste na Reestruturação completa da Página Web do Agrupamento de Escolas da Sertã, reformulando por completo o seu design e funcionalidades, integrando de forma harmoniosa no site ligações para as diferentes plataformas digitais utilizadas no agrupamento e ainda na criação de uma série de conteúdos promocionais do Agrupamento, formalmente adotados por este na promoção e divulgação da oferta formativa para o próximo ano lectivo. | |
| Projeto: AmarArte Autor: Beatriz Pereira Simão Pastor Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Maria José Matos Sebastião Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar | Este trabalho consiste na criação de toda a imagem de uma empresa de organização de eventos e o Website. | |
| Projeto: A vida de uma rainha Autor: Eva Guia da Costa Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Maria José Matos Sebastião Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar | Entrevista a uma rainha de bateria de uma escola de samba e criação de um canal fictício onde será emitida. | |
| Projeto: MODELAÇÃO 3D ROBOTIC EXOSKELETON Autor: Diogo Miguel Mendes dos Santos Curso: Técnico de Informática Instalação e Gestão de Redes Professor orientador: Paulo Nogueira Agrupamento/Escola: Escola Secundária Tondela | A realização deste Projeto, prende-se com o gosto pessoal na utilização do Sofware Blender na criação de modelos 3D. O meu projecto consiste em criar um Robot Militar em 3D através da utilização do Blender com recurso a imagens 2D. O Robot é baseado numa personagem de um jogo (Space Station 13), e irei converé a possibilidade de incluir esta personagem 3D no jogo. | |
| Projeto: Animação e Modelação 3D – RIPLEY Autor: Filipe Rodrigues Correia Curso: Técnico de Informática Instalação e Gestão de Redes Professor orientador: Paulo Nogueira Agrupamento/Escola: Escola Secundária Tondela | Depois de alguma reflexão e pesquisa decidi fazer Modelação3D e Animação da personagem bidimensional RIPLEY do jogo “Space Station 13” por duas razões: Gosto do jogo e ao fim de alguma pesquisa, descobri que ninguém tinha feito a modelação desta personagem. O meu projecto consiste na modelagem 3D de um robô chamado “Ripley” do jogo Space Station 13, com o objectivo de demonstrar as possibilidades que o Blender tem em transformar imagens 2D pixelizadas num modelo 3D. | |
| Projeto: Eça de Queirós RV Autor: Guilherme Luís Silva Curto Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Elsa Mota Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Eça de Queirós | O meu projeto, de forma sintética, é a virtualização tridimensional do edifício principal da Escola Secundária Eça de Queirós. Do levantamento topográfico e planta de implantação, passando pela modelação 3D, até chegar ao objetivo final do projeto, a realidade virtual. | |
| Projeto: Mirror Mirror Autor: Sara Pinheiro Saramago Curso: Técnico de Multimédia Professor orientador: Elsa Mota Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Eça de Queirós | Para a Prova de Aptidão Profissional, realizei um videojogo de exploração desenvolvido no RPG Maker MV, inspirado num jogo já existente chamado Yume Nikki, assim como nas suas várias homenagens feitas por fãs. A realização deste videojogo foi um desafio à minha criatividade, mais do que um processo de programação. O jogo conta a história de Oliver, um rapaz trancado no seu próprio quarto, que explora os seus sonhos para reviver os eventos do passado que o leva onde está agora. O objetivo final do jogo é colecionar todos os objetos relacionados com a personagem, ou seja, os “mementos”; e visualizar todas as memórias necessárias para completar a narrativa do passado de Oliver. Esta versão do jogo apresentada ainda é uma prova de conceito do que será o jogo final. Este projeto tinha como objetivo obter um produto que não só demonstrasse as minhas aptidões e capacidades, mas também criar algo que sirva de entretenimento a outros. | |
| Projeto: Project Chaos in Paradise Autor: Tiago Duarte Silva Curso: Técnico Programador de Informática Professor orientador: Rita Peixoto Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Madeira Torres | Este projeto é um videojogo do género platformer onde o jogador controla Niferr, um rapaz que consegue manipular os 4 elementos básicos da Natureza com a sua luva gravada com runas Viking. Contudo, esta luva trouxe-lhe problemas e agora está a ser perseguido pela polícia de Rangö que querem a recuperar e levar ao seu líder, Kiol. O objetivo de Niferr é óbvio neste momento: derrotar Kiol e trazer verdadeira paz á cidade. Os objetivos pretendidos com este projeto era de criar um videojogo que demorasse por volta de 15 minutos e que conseguisse mostrar as minhas capacidades como desenvolvedor; programador; músico; e criador de histórias. Também pretendi criar uma história que podesse mostrar um héroi incompleto e frágil que evolui ao longo deste confronto e fique mais maturo com cada derrota ou plano falhado. | |