Edição 2019


| Categoria A – Software

ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: Food Hunter
Autor: João Pereira
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Rui Barreiro
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Fafe
Criação de um site com o objetivo de facilitar o conhecimento de novos restaurantes e, simultaneamente, dar acesso à taxa de ocupação dos mesmos, bem como aos menus, preços e contactos. A partir do mesmo, o cliente pode também efetuar a sua reserva.
Para isso, o site obtém a localização do utilizador e cria um raio de X metros onde aparecerão todos os restaurantes existentes nessa área, contando também com um site para os restaurantes poderem atualizar a sua taxa de ocupação e consultar e gerir as suas reservas.
Projeto: Central telefónica com Softphones / Voip – Criação de PABX
Autor: David Ferreira
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Anabela Coelho
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Pombal
Um PABX com recurso ao software Asterisk, no meu computador pessoal que possibilite chamadas telefónicas na mesma rede sem custos adicionais.
Para além da possibilidade de chamadas telefónicas, foram criadas outras funcionalidades adicionais, tais como:
 Gravação de chamadas;
 Conferências e gravação das mesmas;
 Marked users para as conferências;
 Opções de moderaçao das salas de conferências através de DTMF (“Dual-Tone
Multi-Frequency”);
 Pasta partilhada entre os sistemas operativos Windows e Linux para facilmente
verificar as gravações;
 Página Web para a facil gestão do sistema.
Projeto: Apoio à Matemática
Autor: Cristiana Campos e Rúben Silva
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: David Freitas
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Gondomar
O tema da nossa PAP é o Apoio à Matemática, pretendo desenvolver-se uma plataforma de apoio ao estudo, tendencialmente baseada na resolução de exames nacionais.
Tem como objetivos ajudar qualquer pessoa a estudar matemática em geral, com o objetivo específico de preparar os alunos para os exames nacionais de Matemática.
É ainda ponto fulcral desta plataforma que esta possua uma interface que facilite o seu acesso a pessoas com deficiência visual.
Pretende-se ainda criar um perfil dos utilizadores, detetando as suas principais dificuldades, gerando um conjunto de exercícios adaptados aos mesmos.
Projeto: GESTÃO DE UTENTES APOIO
SOCIAL DA AUTARQUIA LOCAL
Autor: Inês Santos
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Mª João Mesquita
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária de Gondomar
Através da Formação em Contexto de Trabalho feito na junta de freguesia de S.Cosme foi possível o contacto com alguns dos vários projetos que estavam a decorrer no momento.
Devido à variedade de trabalhos que se realizam numa autarquia local despertou interesse em integrar algum futuramente.
O gabinete de Ação Social presta cuidados aos seus utentes há vários anos, mas nunca existiu um software para que fosse possível reunir a informação dos utentes em formato digital.
A junta de freguesia prontificou-se no momento em sugerir este projeto que foi aceite e realizado com empenho desde o começo.
Projeto: Controlador de Energia
Autor: Tiago Santos
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Serafim Leite
Neste trabalho pretendo monitorizar a corrente elétrica consumida por múltiplos dispositivos interligados numa fase de energia, com o objetivo de controlar a máxima amperagem utilizada de modo a não exceder a do limite da potência contratada com o fornecedor, a qual impõe limites, e se for ultrapassada desliga o diferencial de entrada.
Também visualizar estes valores energéticos via link web, também podendo controlar os dispositivos como ligar-lhos e desligar-lhos manualmente ou
automaticamente.
Projeto: Make it Easy
Autor: Diogo Francisco
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Mª João Anacleto
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Rafael Bordalo Pinheiro
O nosso projeto “Make it Easy” é uma aplicação móvel android que serve para facilitar a vida aos estudantes. Por exemplo, lembrarem-se qual a próxima aula e a localização da mesma, registar testes, trabalhos ou notas dos mesmos – a aplicação realiza (em tempo real) os cálculos necessários para apresentar a média de período/semestre ou até mesmo a média da disciplina/curso.
Projeto: Node.FaIcon
Autor: João Guedes
Curso:
Professor orientador: Maria Saavedra
Agrupamento/Escola:  Colégio Internato dos Carvalhos
Este projeto visa o controlo de um Drone através do computador. Possui o nome de Node.Falcon, pois é baseado num servidor local (Node.js), programado em JavaScript, recorrendo a diversas bibliotecas e frameworks de código, tornando assim possível o voo desta ave tecnológica. Apresenta interfaces simples e modernas, fazendo com que o seu controlo seja muito mais facilitado e de rápida aprendizagem. Saliento a utilização das câmaras de vídeo incorporadas no Drone e a utilização do microfone do computador para o controlo do mesmo. Todas as tecnologias evidenciadas acima serão descritas pormenorizadamente mais adiante neste documento.
Projeto: Desenvolvimento de um editor de partituras musicais e
de um website – Cophonia.
Autor: Nuno Alves
Curso:
Professor orientador: Mª Manuel Faria
Agrupamento/Escola: Colégio Internato dos Carvalhos
Cophonia é um centro de partilha, criação e reprodução de partituras musicais. Cophonia é
uma aplicação web, totalmente baseada no navegador web. O desenvolvimento e progresso de
Cophonia é totalmente disponível através da sua página no GitHub (https://github.com/Homailot/Cophonia). Cophonia é especial porque permite um espaço de
colaboração entre duas ou mais pessoas. Dito de outra forma, em Cophonia vários utilizadores
podem colaborar na criação de uma partitura musical e permite visualizar, em tempo real, as
alterações realizadas pelos mesmos.
Projeto: Pesquisa de Horários e Dados Digital “Consultas”
Autor: Diogo Almeida
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Dr. José Afonso
É um programa de software, denominado “Consultas”, que consiste num programa, desenvolvido em C# e SQL, que tem como principal objetivo facilitar o trabalho das funcionárias da Escola Secundária Dr. José Afonso na procura de informações fornecidas pelos horários escolares, como a sala onde um certo professor está a lecionar
uma aula a uma certa hora, por exemplo. Este projeto torna possível a extração e armazenamento dos dados dos horários e listas dos alunos por turma utilizados e a apresentação dos mesmos através de um computador.
O programa possui um design muito simples de interagir com, tendo em conta que as
funcionárias possuem uma experiência muito reduzida em manusear computadores.
Projeto: Questionários Online
Autor: Fábio Encarnação
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Marco Garcia
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Augusto Cabrita
O estágio foi realizado na Direção de Análise e Gestão de Informação, localizado nas
Instalações Centrais da Marinha na Rua do Arsenal, no Terreiro do Paço.
Foi-nos proposto desenvolver uma nova versão de uma aplicação já existente na Marinha, esta aplicação era responsável pela criação de questionários e análise de respostas dos mesmos, como a aplicação já se encontrava desatualizada foi-nos proposto modernizar a aplicação e melhorar a mesma.
Projeto: Plataforma Gestão Escolar
Autor: Rui Oliveira
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Esmeralda Tavares
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste
As principais funcionalidades desta plataforma de gestão escolar para alunos serão a consulta de horários, currículos, sumários, assiduidade, comportamento e também a troca de documentos entre eles e o seu diretor de turma, como por exemplo, justificação de faltas.
Projeto: Sistema para o GymFit
Autor: Frederico Santos
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Esmeralda Gomes
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Coimbra Oeste
Este projeto visa a criação de uma aplicação web bem como uma aplicação android cujo
principal objetivo não é apenas para captar mais clientes, mas sim funcionar como uma ferramenta de uso diário para os clientes, treinadores e donos do GymFit.
A aplicação web contém uma página inicial de apresentação do GymFit com a preocupação de obter um aspeto moderno e intuitivo. Conta também com um sistema registo e login, que servem para que cada cliente tenha uma área reservada muito importante neste projeto, para que estes possam ter acesso as suas mensalidades, planos de treino, etc… A área de login também dá acesso ao owner e aos treinadores, uma área de
administração. Uma das grandes preocupações foi torna-lo dinâmico, sendo de fácil alteração por parte do administrador, não necessitando de conhecimentos avançados, permitindo adicionar, alterar ou remover praticamente qualquer conteúdo, também não foi esquecido os dispositivos moveis, 100% do lado do cliente é redimensionável, ou seja, adapta-se tanto a ecrãs de computador, tablets ou smartphones.
A aplicação Android funciona como uma forma de atalho para facilitar o acesso ao sistema por parte do cliente, de modo a ter tudo aquilo que ele precisa à mão para o seu treino.
Projeto: Atletismo – Desporto Escolar
Autor: Miguel Correia
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite
Este projeto tem como objetivo principal a gestão dos encontros de atletismo no Desporto Escolar. A aplicação permitirá a inscrição das escolas, as inscrições dos professores e alunos por escola, a inscrição dos alunos nos encontros onde irá participar e a gestão dos respetivos encontros. Por
fim, este projeto permite a gestão da fase local, que permite o apuramento para a fase regional de atletismo.

| Categoria B – Artefatos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica)


ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: The Power Of Heating
Autor: Hugo Castro
Curso: Técnico de Informática de Gestão
Professor orientador: João Miranda
Agrupamento/Escola: Escola Profissional de Vila do Conde
Este projeto foi desenvolvido no âmbito da Prova de Aptidão Profissional no qual foram
aplicados todos os conhecimentos adquiridos ao longo dos três anos de formação, na Escola
Profissional de Vila do Conde.
O projeto tem como principal objetivo, o desenvolvimento de uma aplicação que tem como fim
comandar um aquecedor e que concilia software com hardware.
Projeto: Impressora 3D
Autor: Renato Pedrosa de Jesus
Curso: Eletrónica e Telecomunicações
Professor orientador: Jonny Alves
Agrupamento/Escola: Colégio Internato dos Carvalhos
Desenvolvi uma impressora RepRap a partir da Anet A8, onde efetuei melhoramentos ao nível do
acoplamento de potência na HotEnd e na HotBed, troquei a HotEnd por uma versão mais atual (E3D V6), adicionei a comunicação WIFI, o ecrã tátil e U disk (pen USB).
Permutei a estrutura da impressora para perfis de alumínio, coloquei-a dentro de uma construção
em madeira, com uma placa principal diferente (MKS Gen) na qual usei drivers SPI silenciosos (TMC 2130) para os motores, numa zona com ventilação.
Reorganizei e desenvolvi alguns cabos de modo a permitir futuras melhorias e acrescentei
iluminação interior e uma UPS.
Projeto: Carro Follow Me
Autor: André Ferreira
Curso: Eletrónica e Telecomunicações
Professor orientador: Manuel Jesus
Agrupamento/Escola:  Colégio Internato dos Carvalhos
Este projeto consiste no controlo de um carro através do telemóvel (via Bluetooth ou via GPS).
Nos dois modos de controlo do carro, os dados são enviados do telemóvel via Bluetooth e recebidos pelo modulo Bluetooth HC-05 e para além disso possui um sensor de ultrassons á frente que o impede de colidir.

No controlo GPS, as informações enviadas são as coordenadas do telemóvel que quando
recebidas pelo modulo Bluetooth e enviadas ao Arduino Mega que as armazena. O carro possui um modulo GPS GY-NEO 6M que envia um sinal para os satélites, para estes lhe enviarem as coordenadas onde o carro está e o sentido para onde circula, depois esta informação é enviada para o Arduino que as guarda. Com estes estes dois tipos de dados guardados o Arduino mega calcula o
quanto precisa de virar e para que lado, e a distância que necessita de percorrer, deixando uma
distância de 1 metro entre ele e o telemóvel.
Projeto: LongBoard Elétrica
Autor: Daniel Sacramento
Curso: Eletrónica e Telecomunicações
Professor orientador: Jonny Alves
Agrupamento/Escola: Colégio Internato dos Carvalhos
O projeto consiste numa LongBoard elétrica, controlada através de um comando RF. Para a mover, sem assistência de uma pessoa, existe um sistema de engrenagens e uma cinta de transmissão que conecta o motor a uma roda traseira. Para controlar a velocidade foi utilizado um ESC, que tem como função alimentar o motor corretamente e controlar a corrente de entrada. Esta LongBoard elétrica é alimentada por uma bateria de grande capacidade para poder percorrer longas distâncias (20km). Para fixar os componentes na prancha desenhei os suportes no CAD e utilizei uma impressora 3D para os construir. Este projeto conta com iluminação Led RGB, na parte inferior, controlada por Bluetooth.
Projeto: Cofre eletrónico
Autor: Daniel Santos
Curso: Eletrónica e Telecomunicações
Professor orientador:Manuel Jesus
Agrupamento/Escola: Colégio Internato dos Carvalhos
O cofre deverá ter várias soluções de desbloqueio, informar via SMS qualquer situação fora de normal como roubo, tentativa de arrombamento ou código errado, capacidade de ser monotorizado e em caso de furto permitir o bloqueio remoto.
Então, o cofre deveria de ter a capacidade de ser desbloqueado por intermédio de um código
inserido via teclado ou por uma tag RFID. No sistema antirroubo, este terá a capacidade de detetar se a porta foi aberta sem digitar algum código ou se foi utilizado uma tag RFID falsa. Relativamente à monotorização terá ter a inteligência de identificar a tentativa de abertura forçada, arrombamento, código errado, tag RFID false, retira-lo do local, etc.
Projeto: CARRO ARDUINO CONTROLADO ATRAVÉS DE BLUETOOTH
Autor: Ruben Pita
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Glória Gomes
Agrupamento/Escola: Escola Secundária D. Duarte
Desenvolver um robô, no qual irei aplicar dois sensores de proximidade para evitar acidentes, com iluminação a LED’s.
O controlo do robô será feito com recurso a uma aplicação android desenvolvida para o efeito, na qual integram botões específicos para controlar os LED’s, direção do robô e ainda com opção para o este se deslocar autonomamente.
Projeto: HINA
Autor: David Borges
Curso: Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores
Professor orientador: Álvaro Barbosa
Agrupamento/Escola:  Agrupamento de Escolas de Rio Tinto nº3
Holograma Inteligente e Neuro-sistema Artificial (HINA) é um projeto que consiste no desenvolvimento de um(a) assistente pessoal capaz de efetuar tarefas consoante as instruções verbais fornecidas pelo seu utilizador. Para este fim foi utilizado a plataforma “Unity” que permite o desenvolvimento de uma imagem projetada em holograma num paralelipipedo de acrilico criando um efeito tridimensional.
Projeto: Autoestrada Inteligente
Autor: Ámerico Lopes
Curso: Técnico de Instalações Elétricas
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Profissional de Capelas
O projeto “autoestrada inteligente” visa incorporar um sistema inovador na iluminação das autoestradas que permitirá uma melhor gestão do uso de energia elétrica sob a forma de luz, tendo em conta o objetivo principal que se denomina poupança de energia. Desta forma existe uma redução significativa de produção elétrica com o recurso a combustíveis
fósseis. Salienta-se que outro objetivo será a redução da poluição luminosa, tendo como consequência a proteção de algumas aves como o cagarro.
Sendo assim, os postes de iluminação serão dotados com luminárias LED e para sua ativação será implementado sensores indutivos que através da programação efetuada no bloco lógico Zélio terá a capacidade de identificar a que velocidade circula a viatura e à velocidade que passa a viatura. Deste modo, será a velocidade que irá acender cada poste, tendo assim um efeito em “escada”, que dependente da hora da noite terá uma temporização pré-definida para permanecerem ligadas após a passagem do último veículo.
Como componente prática, irei elaborar uma maquete à escala de um segmento de reta de um troço de autoestrada. A circular na autoestrada, haverá um carro, que é movido por contacto com a pista, que irá acionar o sistema a velocidades diferentes.
Projeto: Finger Med+
Autor: João Vieira
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas de Informação
Professor orientador: Isabel Oliveira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Azambuja
Baseada numa luva devido à destreza intuitiva que possuímos nas mãos. O sistema possuí um sensor de batimento cardíaco que rapidamente calcula o BPM (beats per minute) do individuo, um sensor de temperatura que serve ambos para medir a temperatura ambiente, mas também para quantificar a temperatura corporal através de toque. Inclui também um sensor de gás inflamáveis, visto que está desenhado com uma área de acidente em causa, e estas têm tendência em ter fugas de propano. Para finalizar, o sistema tem um LED potente que tem como objetivo ser uma fonte de luz ambos para a orientação, mas para verificar se a pupila da vitima está esponsiva.
Projeto: HIES (High Intensity Emergency Sign)
Autor: David Melro
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Gonçalo Pereira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Sá da Bandeira
A sinalização temporária destina-se a alertar os utentes da via da existência de perigos, como obras, acidentes ou obstáculos ocasionais na via pública e a transmissão de obrigações, restrições ou proibições especiais que temporariamente lhes são impostas.
Umas das aplicações comuns dos sinais temporários é o sistema de iluminação
utilizado para direcionar o trânsito.
Projeto: Bancada de reparação de equipamentos informáticos
Bancada de soldar por pontos
Autor: Helder Inês
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Jorge Silva
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Sá da Bandeira
Todos os profissionais precisam de estar equipados das ferramentas necessárias
para o desempenho das suas funções. Tendo isto em conta, decidi criar um local devidamente equipado para esta função.

A ideia de construir uma estação de soldar por pontos surgiu quando na sala de aula
foi necessário utilizar baterias de Li-ion*3.
Projeto: Multimédia Mirror
Autor: Guilherme Oliveira
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Gonçalo Pereira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Sá da Bandeira
O meu projeto é um espelho inteligente que eu nomeei de Multimedia Mirror, o objetivo do Multimedia Mirror é informar e entreter as pessoas a partir de um objeto que todos temos em casa e usamos diariamente.
Projeto: BebeeChama V.2
Autor: Pedro Castro e Rui Sousa
Curso: Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores
Professor orientador: José Pinto
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária de Rio Tinto nº3
O nosso projeto consiste num dispensador de bebidas automático controlado por uma aplicação de telemóvel. A empresa onde realizamos a nossa Formação em Contexto de Trabalho cedeu-nos quatro bocas de um
dispensador avariado, que adaptamos para o nosso projeto. O sistema é totalmente controlado por um Arduino, que interage, através de um módulo Bluetooth, com a aplicação de telemóvel desenvolvida em App Inventor 2. Este projeto está direcionado para a área de bares e discotecas, sendo o objetivo principal controlar remotamente o dispensador.

| Categoria C – Multimédia

ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: Projeto de Conceção de
Exposição Fotográfica
“Inside”
Autor: Sónia Moura
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Hugo Barbosa e
Sandro Moreira
Agrupamento/Escola: Escola Profissional do C. J. de Campanhã
O projeto “Inside” explora a pluralidade da relação profunda que o universo feminino
estabelece com a alimentação e a aparência física que estas mulheres vivenciam sobre si
próprias.
A exposição reúne um grupo de mulheres que sem pudores, através da lente fotográfica,
exprimem as suas mais profundas emoções, dando voz a um corpo que anseia pela
libertação do medo da rejeição e da angústia que tantas vezes as aprisiona.
Projeto: Projeto de Conceção de
ilustração de Banda Desenhada
“Sweet B”
Autor: Ana Ferreira
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador:Hugo Barbosa e
Sandro Moreira
Agrupamento/Escola: Escola Profissional do C. J. de Campanhã
Baseia-se numa história infantil, que foi ilustrada
por mim com pequenos desenhos, de maneira a criar uma banda desenhada para colorir.
A história tem como personagens principais duas irmãs, com características muito distintas,
uma vez que uma delas é malvada, praticando ao longo do tempo atos de feitiçaria.
Projeto: A aventura de Yami
Autor: Luís Valadas
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Dr. José Afonso
O jogador tem como objetivo fugir do local onde foi preso, tendo que superar enigmas, armadilhas e derrotar inimigos.
A história do personagem principal situa-se num mundo de fantasia cujo nome é Ishgar. A personagem principal, Yami, vive e nasceu no reino de Dragonof com seus pais.
Projeto: BRANDING
Junta de Freguesia de Santo Isidoro
Autor: Mariana Batalha Francisco
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Mª João Pires
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária José Saramago
É um projeto que, representa o branding da Junta de Freguesia de Santo Isidoro, mais especificamente na criação de um logotipo, o seu respetivo manual de normas, todos os mockups, um website, um vídeo promocional e a captação de algumas fotografias da Freguesia para incluir em algumas partes do projeto.
Este projeto foi desenvolvido com o objetivo de dar uma imagem mais atual, moderna e dinâmica à Junta de Freguesia em causa, e criar a sua imagem única e característica.
Projeto: Curta-metragem
“Garden of Memories”
Autor: Rebeca Vivianne Chin Carixas
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Mª João Pires
Agrupamento/Escola: Escola Secundária José Saramago
O projecto tem o nome “Garden of Memories” e consiste numa curta-metragem desenvolvida em
desenho 2D, que relata as recordações de infância de duas irmãs, no jardim cheio de cor e magia, da
casa dos seus avós. Daí o nome “Garden of Memories”. O jardim actualmente encontra-se “destruído”.
Projeto: Escola em RealidadeVirtual
Autor: Rúben Magalhães
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Rui Barreiro
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Fafe
Esteprojeto desenvolvido ao longo desteano lectivoconsiste emvirtualizaraEscolaSecundáriade Fafe, tanto em 3D como em 360 Graus, exterior e interior da escola, e dar a conhecer ao público a nova restauração da Escola. O utilizador vai ter acesso a uma maquete em 3D, explorar os edifícios da escola na visão de 1a pessoa e também vai ter acesso a uma cena 360 Graus dos interiores de cada edifício da escola para explorar as salas de aula e alguns serviços da escola e tal como visualizar as aulas animadas.
Projeto: Marca de Moda “Black&White”
Autor: Jéssica Lopes e Mariana Dias
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Carlos Renato e João Nogueira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas da Sertã
O projeto a realizar foi pensado e programado com a intenção de ser continuado
no futuro, tornando-o em algo maior. Este consiste na criação de uma marca de moda
intitulada BLACK&WHITE.
Projeto: Redes Sociais
Autor: Margarida Pratas
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Rui Mouro e
Noémia Rodrigues
Agrupamento/Escola:  Agrupamento de Escolas de Azambuja
Um documentário sobre as redes sociais e a internet no meio da sociedade, composto por uma reflexão escrita, uma entrevista a dois locutores de rádio e uma dramatização muda, com um voice over.
Projeto: Branding Publicitário da ESCT
Autor: Cláudia Barbosa
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Dalila Durães e Pedro Ferreira
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Caldas das Taipas
Branding publicitário, de forma a promover ESCT.