Edição 2018


| Categoria A – Software

ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: Events & U
Autor: Diogo André Pimenta Cirilio
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Nelson Garcia Barra
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago Coutinho
A Prova de Aptidão Profissional (PAP) a concurso visou desenvolver um website cujo objetivo principal seria a criação e partilha de eventos que se realizam em Portugal com detalhes sobre o evento, data, local, preço dos bilhetes e indicação ao utilizador/cliente do número de bilhetes disponíveis.
O objetivo principal deste website visa assim agregar num único local online informação relativa a um determinado evento.
Projeto: SARONE
Autor: André
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professores orientadores: José Martins e Zélia Agra
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar Bortero
Este projeto consiste na criação de uma página web que permite a interação com uma maquete de uma casa,
possibilitando o controlo da iluminação, sistema de segurança (alarme e sensor de fumo) e fontes de água. Permite ainda obter informação sobre a climatização (temperatura e humidade) possibilitando a visualização de gráficos dinâmicos.
O website possibilita a troca de mensagens entre utilizadores, através de uma sala de conversação.
Como complemento, pretendo construir uma maquete interativa, programar microcontroladores, montar e configurar uma máquina, que servirá como servidor.
Projeto:Machine Learning no Contexto de Reconhecimento de Objetos.
Autor: Archibald William Kennedy
Curso:Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professores orientadores: Zélia Martins Agra e José Carlos Martins
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar Brotero
O sistema que desenvolvi tem por objetivo identificar a categoria a que pertence uma imagem de um objeto, de entre
10 categorias (presentes na base de dados CIFAR-10).
Este sistema funciona através de uma rede neural convolucional que desenvolvi e treinei, sendo o código escrito em
Python, e baseado na arquitetura apresentada no artigo ImageNet Classification with Deep Convolutional Neural
Networks (Alex Krizhevsky, Ilya Sutskever & Geoffrey E. Hinton, 2012).
Projeto:AutoMS
Autor:Miguel Ângelo Gonçalves Serra
Curso:Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Clarinda Romão
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo
O meu projeto consiste numa plataforma online de um stand automóvel. É um site feito em HTML, PHP, JavaScript e
CSS. Tem ainda uma base de dados feita em MySQL.
O site conta com um aspeto dinâmico, simples e organizado. Permite ao utilizador fazer as mais diversas pesquisas entre os carros registados, sendo que conta com vários filtros de pesquisa, como marca, modelo, cilindrada, potência, transmissão, combustível, etc. Conta ainda com filtros de ordenação, paginação e permite também ao utilizador
escolher quantos carros quer ver por página. Permite a compra dos carros, adicionar aos favoritos, entre outras
opções.
O site tem ainda uma vertente administrativa, em que os administradores podem fazer o controlo dos utilizadores,
clientes e veículos.
Projeto: ESL Helper
Autores: Francisco Guerreiro e João Rodrigues
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professores orientadores: Isabel Feio e Pedro Duarte
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Loulé
Este projeto consiste numa aplicação Android, intitulada “ESL Helper”, baseada no Portal da Escola Secundária de
Loulé, que tem como objetivo facilitar o dia a dia de alunos e professores.
A APP, que se liga à bases de dados do Portal da Escola através de uma API, permite que alunos e docentes obtenham informações sobre a sua vida escolar com maior facilidade.
Ao realizar login todos terão acesso às notícias que se encontram na página inicial do Portal da Escola.
No caso do perfil de aluno, que é diferenciado entre Curso Científico-Humanístico e Curso Profissional, permite que
estes visualizem o seu horário real desde o dia presente e até 5 dias úteis depois, contemplando todas as alterações
que possam ter sido entretanto realizadas. Os alunos podem também consultar as suas faltas, sabendo exatamente
que tipo de faltas são, data em que foram marcadas, assim como máximos a cada disciplina/ módulo, sendo que a cor a que as faltas se encontram altera-se de acordo com número de faltas atingidas em relação ao limite.
No caso do perfil dos professores, estes poderão igualmente verificar o seu horário atualizado, assim como as suas
faltas.
Projeto: A Rede Social BandMe
Autor: Josué Monteiro
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professores orientadores: Eugénia Rodrigues e Lisete Pires
Agrupamento/Escola: Escola Secundária António Damásio
É uma aplicação desenvolvida para o sistema Android, quem tem como finalidade juntar
músicos para que estes possam criar, compartilhar e inspirar outras pessoas, seja por postar ou por se unirem e
fazerem música.
Projeto:Pronto-A-Servir
Autor: Marta Azoia Tristão
Curso: Curso Científico-Tecnológico de Informática
Professor orientador: Paulo Figueira
Agrupamento/Escola: Colégio São Miguel
O projeto trata-se de um POS (Point-of-Sale). Depois de uma experiência com um programa mal desevolvido num
trabalho de verão, tenciono desenvolver um software que permita tanto a utilização como a configuração fácil do
programa para que qualquer utilizador (que perceba ou não de informática) consiga entender e usar todas as
funcionalidades do programa. O meu programa será dividido em front e back office.
O front office terá a possibilidade de escolher o tipo do pedido (encomenda, take-away e no café), o modo de
pagamento (cartão ou dinheiro), selecionar os produtos do pedido, dividir os pedidos por mesas, opção de imprimir
fatura, etc.
O back office será restrito ao administrador e nele irá ser possível adicionar, editar e remover produtos, gerir o
stock, adicionar clientes.
Projeto: InnMeeting
Autor: João Pedro Lopes Duarte
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
Interface para criação de marcações de salas de reuniões na empresa HUF
Projeto: Mental Health Care
Autor: Rodrigo Filipe Alves Vilela
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Nelson Garcia Barra
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago de Coutinho
O projeto consiste num website ao estilo de rede social onde é possível partilhar mensagens, denominadas de Posts de forma anónima ou identificada. Também é possível partilhar mensagens com imagens motivacionais, denominada de Quotes, porém tem que ser um utilizador registado e com um nível de utilizador mais elevado. Este website conta também com uma página estática de vídeos motivacionais para que os utilizadores deste se possam inspirar e motivar.
Com este projeto tenciona-se ajudar pessoas com problemas mentais, ou com qualquer outro tipo de problemas, fornecendo-lhes a hipótese de partilharem os seus sentimentos de uma forma o quanto mais anónima possível.
Link PAP Online: http://mentalhealthcare.byethost12.com/?i=1
Projeto: CookIt
Autor: Bernardo Ferreira
Curso: Científico-Tecnológico de Informática
Professor orientador: Paulo Figueira
Agrupamento/Escola:  Colégio de São Miguel
Este projeto consiste numa aplicação web, onde os utilizadores podem guardar e publicar as suas receitas culinárias, e também uma aplicação android onde poderão visualizar as suas receitas favoritas detalhadamente, facilitando o utilizador sendo a aplicação uma alternativa à impressão de receitas.
Projeto: Fly Correia
Autor: Ana Rita Ventura Correia
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Catarina Gomes
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Gago Coutinho
Este projeto tem como objetivo melhorar o trabalho de determinadas áreas da aviação, nomeadamente os campos da inspeção, reparação e instalação. Este projeto tornou todos os sistemas mais eficazes, versáteis, ágeis e simples de trabalhar, contribuindo também para a diminuição do risco de falha humana, nos campos fundamentais da aviação.
Projeto: BestDealler
Autor: Daniel Dinis Francisco e Várzea
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Raul Proença
O BestDealler consiste num website de auxílio à compra de itens em websites de revenda. Permite realizar várias pesquisas simultaneamente em várias plataformas de classificados online, nomeadamente no olx.pt e no custojusto.pt, diminuindo o tempo de pesquisa e tornando este processo menos tedioso.
Este website permite guardar anúncios favoritos, eliminar os que não se deseja ver, e receber notificações de novas oportunidades por email.
Também foi desenvolvida uma aplicação de consola que permite a procura por anúncios nos websites
supramencionados, atualizando a base de dados a cada cinco minutos. Esta aplicação irá não só procurar por novos anúncios, como verificar se os dados da base de dados ainda estão válidos, atualizando-os ou removendo-os se não o forem. Foi ainda montado um servidor para alojar a aplicação de consola e o website.
Projeto: PCustomizer – Loja de material informático
Autor: Francisco Palha
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Catarina Gomes
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária Gago Coutinho
O tema do trabalho é “Gestão de Stocks de uma loja de Informática”. Visto o aluno sempre ter demonstrado bastante interesse e conhecimento na área do Hardware/montagem de computadores/compra de periféricos. Por ser uma área de interesse decidiu criar um programa para facilitar a gerência de lojas de Micro Informática. Tem como objetivo tornar mais simples todas as operações da mesma, desde a gerência de material e clientes até ao controlo de orçamentos e vendas.
Projeto: Packet B.V. Alverca
Autor: Diogo António da Silva Bastos
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Catarina Gomes
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária Gago Coutinho
Este projeto corresponde a numa aplicação, constituída por dois módulos:
Gestão BD B.V. Alverca e Access B.V. Alverca, tendo sido realizada a divisão de acessos ou não a cada utilizador da Corporação, segundo o posto/categoria.
A referida aplicação permite ainda não só a alteração dos métodos de transmissão de informação, tais como eventos, piquetes e ainda serviços de
emergência/CODU, como também a realização de relatórios relativos aos serviços de emergência, permitindo um melhor controlo do material utilizado em cada uma das situações apresentadas e os métodos e erros que possam ter sido cometidos, mas que não afetem os nossos doentes, podendo essa informação ser utilizada para formação e esclarecimento de dúvidas, entre outras funcionalidades.
Projeto: Trails2Education
Autores: Carlos Daniel Cordeiro
Grilo e Tomás Rafael Mendes da
Encarnação
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Duarte Duarte
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Loulé
Nesta Prova de Aptidão Profissional foi desenvolvida a segunda fase do website e da aplicação web Trails2Education, que serve de suporte ao projeto internacional Erasmus + Ação Chave 2, intitulado “Education au patrimoine via les parcours de santé”, em que participam 5 escolas de 5 países diferentes: Portugal, França, Eslovénia, Estónia e Itália.
Os percursos são registados através de uma aplicação Android, que guarda todas as coordenadas GPS e todos os pontos de interesse que possam ser encontrados no percurso num ficheiro GPX .
O website e a aplicação estão disponíveis em Inglês e nas cinco línguas dos países participantes no projeto.
Projeto: TrainEnergy – Store
Autor: Bruno Martins
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Filipe Ildefonso
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Leal da Câmara
A aplicação-Web TrainEnergy pretende ser uma aplicação que simula uma montra de comboios de miniatura, juntamente com outros recursos como por exemplo, cancelas, pontes, linhas, postos de comandos relacionados à questão ferroviária.
A base de dados deverá corresponder às funções básicas: Inserir, consultar, atualizar e remover. Um administrador irá controlar tal sistema e prosseguir com a criação das outras contas.
Com esta aplicação é possível gerir todos estes itens para fazer não só vendas a retalho, como também o controlo deste stock. Além disso, haverá uma “ app” em Android para listar todas as encomendas pendentes bem como a sua informação e status de entrega.
O sistema deverá conter ainda um controlo de stock, ou seja, verificar quantos produtos estão em inventário e registar ocorrências de acidentes/estragos/faltas.
Projeto:“Diverse Play”
Autor: Dulcelina da Luz Gomes Gonçalves
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Catarina Marques Gomes
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Gago Coutinho

Tem como tema a dislexia e a reeducação pedagógica utilizando jogos didáticos, desenvolvidos pela aluna.

O objetivo da aplicação “Diverse Play” é fazer com que crianças ou jovens, que não gostam de ler, escrever ou com dificuldades na aprendizagem tenham um contacto interativo com os números, o alfabeto e a simbologia.
Assim, através da realização pequenos jogos didáticos, promove a reeducação pedagógica digital, mais estimulante e motivador para o aluno, uma vez que pode repetir os jogos, até atingir o pleno sucesso, ao invés da escrita em papel, que utiliza somente uma vez.
Estes exercícios de reeducação podem ser realizados juntamente com um professor, com o encarregado de educação, ou sozinho se assim o desejar, contudo, aconselha-se a interação humana, no sentido de fomentar no jovem o interesse pela leitura e escrita.
Este projeto permite registar, eliminar, alterar e pesquisar professores, alunos e encarregados de educação. Permite igualmente que todos realizem os jogos didáticos.

| Categoria B – Artefatos (Hardware, Redes, Robótica e Eletrónica)

ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: Arcade Multiplayer
Autor: Rafael Pereira e Rodrigo Dias
Curso: Profissional de Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: José Carlos Alves
Agrupamento/Escola: Escola Profissional de Ourém
O projeto da Arcade portátil tem como objetivo a aplicação dos conhecimentos adquiridos
através da aprendizagem escolar e através da pesquisa, de modo, a que as inovações dos dias
de hoje complementem este projeto retirando da história um pedaço antigo com a finalidade
de inová-lo.
Com este projeto pretendemos construir uma Arcade que seja portátil, de fácil transporte e que
se ligue a qualquer dispositivo de imagem com entrada HDMI.
Projeto: SENSORINO
Autor:Carlos André Pereira Lopes
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Paulo Nogueira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro
Escola Secundária Tondela
Na Huf Portuguesa a equipa do departamento do IT, pretende controlar alterações de
temperatura e humidade no Datacenter, dado que estes parâmetros devem estar sempre
em valores apropriados de forma a garantir a disponibilidade dos serviços de IT. Este
controlo revela-se de especial importância em caso de falhas do sistema de AC.
O controlo deve funcionar especialmente quando existe uma falha nos sistemas normais
de alarmística que o Datacenter já possui e não deve depender da rede informática
existente, ou seja, este sistema deve ser visto como alarmística redundante.
Projeto: Custom & Design Water PC
Autor: Tiago Delgado
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Albufeira
Este projeto visa em alterar a refrigeração e design do hardware de computador pessoal.
O sistema apresenta uma circulação impulsionada, forçada por um bomba elétrico-hidráulica através de mangueiras levando o líquido através do reservatório para o bloco (Block) fixado sob o processador, até o radiador
(Dissipador), onde ventoinhas esfriam o líquido que refaz o mesmo processo
de circulação.
As grandes vantagens são as baixas temperaturas, melhores resultados de
overclocking, pois o processador passa a trabalhar numa temperatura menor e
ainda o aumento de vida útil.
Uma desvantagem é o preço, por vezes montar um watercooler pode sair muito
mais caro que um sistema a ar.
Projeto: Fast and Furious
Autor: João Duarte e Bruno Balonas
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária Marques de Castilho
O projeto “Fast and Furious” consiste na seleção e montagem de um computador de secretária com componentes que podem ser usados para realizar o overclock com o objetivo de realizar testes de performance, de seguida realizar o overclock e posteriormente novos testes de performance de modo a ser possível comparar a performance do processador. O projeto “Fast and Furious” visa
demonstrar o modo de utilização do overclock de forma de melhorar a performance
do computador pessoal.
Projeto: PC Cycling
Autor: Hugo Rocha e Ricardo Pinho
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Águeda Sul
A bicicleta, um veículo de duas rodas movido a propulsão humana, este com o passar dos anos deixou de ser um simples meio de transporte para fazer parte de inúmeros tipos de competições.
Águeda, começou em 1956 a construção de componentes de bicicletas estabelecendo-se profundamente no mercado com a empresa Miralago,LDA. O grande sucesso desta empresa deu motivação para a criação de uma nova empresa, fundada em 1971 a Órbita- bicicletas portuguesas,LDA, que se alistou no mercado da criação de grandes bicicletas.
Como Aguedenses criar um modelo único de computador dentro de duas rodas de bicicleta, parecia-nos algo inovador em design e uma homenagem merecida à cidade. O projeto tem como principal objetivo a sua exposição no Centro de artes de Águeda e em diversas empresas ligadas ao ramo das bicicletas, ser homenagem às empresas de bicicleta de
Águeda e que apesar do design é cem por cento funcional.
Projeto: ESTAÇÃO METEOROLÓGICA
Autor: Diogo Teixeira
Curso: Técnico de Eletrónica, Automação e Computadores
Professor orientador: Luis Dourado
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Augusto Cabrita
Este projeto tem como objetivo desenvolver um sistema no qual medisse vários tipos de dados em relação ao nosso ambiente, como por exemplo:a temperatura, pressão atmosférica, Raios Ultra-Violeta, fumaças e entre outros, denominando-se assim “Estação Meteorológica para SmartCities”.
Projeto: O pão no ponto
Autor: André Gonçalves
Curso: Técnico de Mecatrónica
Professor orientador: Philippe Pedro e Sofia Fernandes
Agrupamento/Escola: Escola Profissional da Sta. Casa da Misericórdia de Angra do Heroísmo
O projeto Upgrade ao Padeiro, passa por criar, à semelhança de uma caixa de correio, uma caixa de receção inteligente para o pão. A ideia surgiu face à situação atual na nossa região em que, em muitas freguesias, o padeiro deixa o pão num saco junto à casa das pessoas, estando este sujeito a roubo e condições atmosféricas adversas.
Projeto: Casa Inteligente
Autor: Cristóvão Nunes
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: Edmaro Peres
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Peniche
O projecto consiste na construção de uma maquete de uma casa Inteligente.
Consiste na implementação do quadro eléctrico e ligações dos diferentes circuitos (tomadas e iluminação).
Para efeitos de controlo foi utilizado, o Arduino Due com Ethernet Shield que comunica com um Broker MQTT
instalado num Raspberry Pi 3. Este último corre a plataforma de Domótica Home Assistant.
Como principais funcionalidade temos:
Controlo através de botões de pressão, por voz, controlo remoto (via internet);
Monitorização de consumo energético (NodeMCU e Pzem-004T);
Monitorização de temperatura, humidade e gases;
Automatizações (ligar/desligar por horário, ligar/desligar por condições atmosféricas, etc);
Projeto: PlantGrowThevolution
Autor: Rafael Farias e César Almeida
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Marques de Castilho
O projeto plantgrowthevolution – desenvolvimento de um protótipo de estufa automatizada com controlo à distância –
tem por objetivos (1) criar um protótipo de estufa que permita replicar o processo de controlo dos sistemas agrícolas automatizados, usando energias renováveis;(2) criar um sistema de gestão e controlo à distância adequado às variáveis
que integram o processo de produção de plantas, contribuindo para eficácia da produção e economia de custos, (3)
permitir, a longo prazo, um estudo sobre a(s) cultura(s) agrícola(s) implementada(s), verificando onde se realizam mais
gastos com água ou outros elementos.
Projeto: HEALTH & WELLNESS
Autor: Daniel Fernandes e João Gonçalves
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Marques de Castilho
Através do uso da “stem” (science, technology, engeering and maths), concretizou-se a modelação e impressão de
elementos em 3D, que assemblados/ montados com motores, sensores e controladores programados permitirão
realizar diversos exercícios.
A atualização/alteração da programação permitirá a realização de exercícios diversos consoante as necessidades do
paciente. Este projeto tem por objetivos: (1)Criar um robô que auxilie em tratamentos médicos de fisioterapia;
(2)Fomentar a atualização tecnológica dos centros de fisioterapia;
(3)Construir/programar máquinas eletrónicas autónomas;
Projeto: LUVA CONTROLADORA
Autor: Samuel Roque
Curso: Técnico de Eletrónica, Automação e Comando
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Escola Profissional de Ourém
Criação de um equipamento capaz de controlar outros dispositivos à distância. Esse controlo será possível graças a utilização de um microcontrolador que vai interpretar os sinais vindos de um sensor acelerómetro e para posteriormente enviar informação numa ligação sem fios de tecnologia Bluetooth para comunicar com o dispositivo a ser controlado.
Projeto: Lampadário Ecológico
Autor: Eduardo Ferraz e Ricardo Silva
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador: José Carlos Alves
Agrupamento/Escola: Escola Profissional de Ourém
O projeto consiste em fazer um Lampadário Ecológico, controlado por Arduino, que gere e controla todas as funções, como, por exemplo, a duração da iluminação das velas, bem como o valor da iluminação de cada vela. A luz de cada vela são díodos LED de alta luminescência, que não derretem e o seu tempo de vida é quase ilimitado.
Projeto: O Comboio
Autor: Inês Rosa
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Paula Alcobia e Cláudia Barata
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Sacavém
Construção e programação de um comboio com utilização de arduíno.
Projeto: Tjerk’s Plastic Regen
Autor: Tjerk Schuurmans
Curso: Técnico de Energias Renováveis – Vertente Solar Fotovoltaica
Professor orientador: Gonçalo Pereira
Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Sá da Bandeira
O projeto consiste na criação de um forno elétrico que vai aquecer até à temperatura de fusão o plástico contido num molde metálico, a construir de acordo com a peça a obter, por exemplo uma caixa, um copo, etc. A moldagem será obtida por compressão do plástico fundido. Podem também ser produzidos blocos de material para posterior
transformação por outros processos, por exemplo tornamento para obter um cabo de ferramenta e outros. Foi também criado um triturador para reduzir as embalagens usadas a pequenos pedaços de plástico mais adequados ao processo de moldagem.
Projeto: Mão Robótica
Autor: Miguel Carrilho
Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária Campos Melo
O projeto consistiu na construção de uma mão robótica (Imprimida em 3D – PLA), controlada por uma luva sensorial. O projeto dividiu-se em sete etapas, nomeadamente, (1)Aplicar um motor servo de modo a funcionar com uma placa Arduino; (2)Elaborar vários testes de impressão 3D; (3)Montagem e programação da luva (transmissor); (4)Impressão
da mão na impressora 3D; (5)Criação do circuito recetor na mão robótica; (6)Montagem da mão 3D; (7)Montagem e programação do sistema completo.
O sistema envia os sinais recebidos pelos sensores de flexibilidade (luva/mão humana) e transmite-os para o arduino (mão robótica), por Bluetooth (sem fios), e assim são acionados os servos e fazem com que os dedos se retraiam.
Projeto: ArduSlider
Autor: Fábio Henriques
Curso: Cientifico-Tecnológico de Informática
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Colégio de São Miguel
Automatização completa de um slider. É
pretendido controlar manualmente a posição e a ângulo da camara. Também é
pretendido existir uma função em que seja possível definir posição e ângulo inicial,
posição e ângulo final e a velocidade pretendida. Com isto, torna-se possível realizar
gravações panorâmicas de forma automática.
Projeto: Sensor Grove
Autor: Tomás Henriques
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escola Secundária Raul Proença
A comunicação entre surdos-mudos e uma pessoa sem dificuldades de audição sempre foi uma tarefa desafiadora. Este projeto visa ultrapassar estas dificuldades, facilitando a comunicação entre as pessoas, através de uma luva suportada por um sistema de interpretação da língua gestual.
Foi também desenvolvida uma interface que permite ao utilizador visualizar num mundo virtual e em tempo real, os gestos
efetuados pela mão.

| Categoria C – Multimédia

ProjetoAutoriaResumoRelatório PAP
Projeto: Kingdoms at War
Autor: Marco Oliveira
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Agrupamento de Escolas Eduardo Gageiro
Criação e programação de um jogo interativo.
Projeto:
Autor: João Gomes e Rita Hipólito
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador:
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária Dr. João Manuel da Costa Delgado
O objetivo principal deste projeto consiste em fundar uma pequena empresa/projeto de prestação de serviços nas áreas da multimédia e design gráfico – a “Click In Design”.
A “Click in Design” resulta do trabalho a apresentar na Prova de Aptidão Profissional do curso profissional de Técnico de Multimédia e permitirá apresentar a imagem gráfica da “empresa” e os trabalhos realizados para as empresas que
solicitam os seus serviços, nomeadamente, o desenvolvimento de conteúdos web, vídeo ou estáticos (logótipo, cartazes, folhetos e flyers).
Encontram-se criadas as condições necessárias à criação da empresa, faltando apenas abrir atividade económica na Autoridade Tributária.
Projeto: Website do clube PRODE
Autor: Inês Ferreira
Curso:
Professor orientador: Laurentina Soares
Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar Brotero
Divulgação e o consequente crescimento exponencial do clube de Programação,
Robótica e Design (PRODE).
Projeto: Website e curta metragem sobre “Transtorno de Identidade de Género”
Autor: José Bernardo
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador: Laurentina Soares
Agrupamento/Escola:  Escola Secundária de Avelar Brotero
Eu escolhi o projeto porque acho que é um tema interessante e porque é pouco divulgado e como é algo que eu gostava que fosse mais divulgado e como é original decidi fazer um website e vídeo (curta metragem) onde conto a minha ” história ” como transexual sobre “Transtorno e Identidade de Género”.
Projeto: Documentário Sertã “A princesa da Beira”
Autor: Eunice Barreto
Curso: Técnico de Multimédia
Professor orientador:
Agrupamento/Escola: Escoola Secundária a Sertã
Documentário vídeo sobre o concelho da Sertã.
O objetivo deste projeto é a promoção turística da vila da Sertã e freguesias do concelho com vista a uma divulgação internacional deste destino e captação de novos públicos.
O documentário com imagens originais e captadas pela aluna, constitui um produto multimédia integrado apresentado num DVD interativo, traduzido e legendado em quatro línguas, bem como inserção vídeo de linguagem gestual. O DVD inclui ainda uma galeria fotográfica do concelho.
Projeto: “Run” – Jogo de Computador
Autor: Marcelo Abreu
Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos
Professor orientador: Clarinda Romão
Agrupamento/Escola: 
O meu projeto consiste na criação de um jogo para computador.
O objetivo deste jogo é tentar sobreviver o máximo tempo possível, dentro de um espaço fechado onde existem mortos-vivos. Estes vão tentar comer o jogador e para ele sobreviver terá que os matar. Começará no centro do mapa
com apenas uma faca e uma lanterna. A lanterna tem bateria e recarrega automaticamente após 10 segundos de perder a bateria toda. Ao longo do mapa existem armas que o jogador pode apanhar para facilitar o abate de mortos-
vivos.