| Projeto: Events & U Autor: Diogo André Pimenta Cirilio Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Nelson Garcia Barra Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago Coutinho | A Prova de Aptidão Profissional (PAP) a concurso visou desenvolver um website cujo objetivo principal seria a criação e partilha de eventos que se realizam em Portugal com detalhes sobre o evento, data, local, preço dos bilhetes e indicação ao utilizador/cliente do número de bilhetes disponíveis. O objetivo principal deste website visa assim agregar num único local online informação relativa a um determinado evento. | |
| Projeto: SARONE Autor: André Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professores orientadores: José Martins e Zélia Agra Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar Bortero | Este projeto consiste na criação de uma página web que permite a interação com uma maquete de uma casa, possibilitando o controlo da iluminação, sistema de segurança (alarme e sensor de fumo) e fontes de água. Permite ainda obter informação sobre a climatização (temperatura e humidade) possibilitando a visualização de gráficos dinâmicos. O website possibilita a troca de mensagens entre utilizadores, através de uma sala de conversação. Como complemento, pretendo construir uma maquete interativa, programar microcontroladores, montar e configurar uma máquina, que servirá como servidor. | |
| Projeto:Machine Learning no Contexto de Reconhecimento de Objetos. Autor: Archibald William Kennedy Curso:Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professores orientadores: Zélia Martins Agra e José Carlos Martins Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Avelar Brotero | O sistema que desenvolvi tem por objetivo identificar a categoria a que pertence uma imagem de um objeto, de entre 10 categorias (presentes na base de dados CIFAR-10). Este sistema funciona através de uma rede neural convolucional que desenvolvi e treinei, sendo o código escrito em Python, e baseado na arquitetura apresentada no artigo ImageNet Classification with Deep Convolutional Neural Networks (Alex Krizhevsky, Ilya Sutskever & Geoffrey E. Hinton, 2012). | |
| Projeto:AutoMS Autor:Miguel Ângelo Gonçalves Serra Curso:Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Clarinda Romão Agrupamento/Escola: Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo | O meu projeto consiste numa plataforma online de um stand automóvel. É um site feito em HTML, PHP, JavaScript e CSS. Tem ainda uma base de dados feita em MySQL. O site conta com um aspeto dinâmico, simples e organizado. Permite ao utilizador fazer as mais diversas pesquisas entre os carros registados, sendo que conta com vários filtros de pesquisa, como marca, modelo, cilindrada, potência, transmissão, combustível, etc. Conta ainda com filtros de ordenação, paginação e permite também ao utilizador escolher quantos carros quer ver por página. Permite a compra dos carros, adicionar aos favoritos, entre outras opções. O site tem ainda uma vertente administrativa, em que os administradores podem fazer o controlo dos utilizadores, clientes e veículos. | |
| Projeto: ESL Helper Autores: Francisco Guerreiro e João Rodrigues Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Professores orientadores: Isabel Feio e Pedro Duarte Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Loulé | Este projeto consiste numa aplicação Android, intitulada “ESL Helper”, baseada no Portal da Escola Secundária de Loulé, que tem como objetivo facilitar o dia a dia de alunos e professores. A APP, que se liga à bases de dados do Portal da Escola através de uma API, permite que alunos e docentes obtenham informações sobre a sua vida escolar com maior facilidade. Ao realizar login todos terão acesso às notícias que se encontram na página inicial do Portal da Escola. No caso do perfil de aluno, que é diferenciado entre Curso Científico-Humanístico e Curso Profissional, permite que estes visualizem o seu horário real desde o dia presente e até 5 dias úteis depois, contemplando todas as alterações que possam ter sido entretanto realizadas. Os alunos podem também consultar as suas faltas, sabendo exatamente que tipo de faltas são, data em que foram marcadas, assim como máximos a cada disciplina/ módulo, sendo que a cor a que as faltas se encontram altera-se de acordo com número de faltas atingidas em relação ao limite. No caso do perfil dos professores, estes poderão igualmente verificar o seu horário atualizado, assim como as suas faltas. | |
| Projeto: A Rede Social BandMe Autor: Josué Monteiro Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professores orientadores: Eugénia Rodrigues e Lisete Pires Agrupamento/Escola: Escola Secundária António Damásio | É uma aplicação desenvolvida para o sistema Android, quem tem como finalidade juntar músicos para que estes possam criar, compartilhar e inspirar outras pessoas, seja por postar ou por se unirem e fazerem música. | |
| Projeto:Pronto-A-Servir Autor: Marta Azoia Tristão Curso: Curso Científico-Tecnológico de Informática Professor orientador: Paulo Figueira Agrupamento/Escola: Colégio São Miguel | O projeto trata-se de um POS (Point-of-Sale). Depois de uma experiência com um programa mal desevolvido num trabalho de verão, tenciono desenvolver um software que permita tanto a utilização como a configuração fácil do programa para que qualquer utilizador (que perceba ou não de informática) consiga entender e usar todas as funcionalidades do programa. O meu programa será dividido em front e back office. O front office terá a possibilidade de escolher o tipo do pedido (encomenda, take-away e no café), o modo de pagamento (cartão ou dinheiro), selecionar os produtos do pedido, dividir os pedidos por mesas, opção de imprimir fatura, etc. O back office será restrito ao administrador e nele irá ser possível adicionar, editar e remover produtos, gerir o stock, adicionar clientes. | |
| Projeto: InnMeeting Autor: João Pedro Lopes Duarte Curso: Técnico de Gestão de Equipamentos Informáticos Professor orientador: Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas de Tondela Tomaz Ribeiro | Interface para criação de marcações de salas de reuniões na empresa HUF | |
| Projeto: Mental Health Care Autor: Rodrigo Filipe Alves Vilela Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Nelson Garcia Barra Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago de Coutinho | O projeto consiste num website ao estilo de rede social onde é possível partilhar mensagens, denominadas de Posts de forma anónima ou identificada. Também é possível partilhar mensagens com imagens motivacionais, denominada de Quotes, porém tem que ser um utilizador registado e com um nível de utilizador mais elevado. Este website conta também com uma página estática de vídeos motivacionais para que os utilizadores deste se possam inspirar e motivar. Com este projeto tenciona-se ajudar pessoas com problemas mentais, ou com qualquer outro tipo de problemas, fornecendo-lhes a hipótese de partilharem os seus sentimentos de uma forma o quanto mais anónima possível. Link PAP Online: http://mentalhealthcare.byethost12.com/?i=1 | |
| Projeto: CookIt Autor: Bernardo Ferreira Curso: Científico-Tecnológico de Informática Professor orientador: Paulo Figueira Agrupamento/Escola: Colégio de São Miguel | Este projeto consiste numa aplicação web, onde os utilizadores podem guardar e publicar as suas receitas culinárias, e também uma aplicação android onde poderão visualizar as suas receitas favoritas detalhadamente, facilitando o utilizador sendo a aplicação uma alternativa à impressão de receitas. | |
| Projeto: Fly Correia Autor: Ana Rita Ventura Correia Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Catarina Gomes Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Gago Coutinho | Este projeto tem como objetivo melhorar o trabalho de determinadas áreas da aviação, nomeadamente os campos da inspeção, reparação e instalação. Este projeto tornou todos os sistemas mais eficazes, versáteis, ágeis e simples de trabalhar, contribuindo também para a diminuição do risco de falha humana, nos campos fundamentais da aviação. | |
| Projeto: BestDealler Autor: Daniel Dinis Francisco e Várzea Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Agrupamento/Escola: Escola Secundária Raul Proença | O BestDealler consiste num website de auxílio à compra de itens em websites de revenda. Permite realizar várias pesquisas simultaneamente em várias plataformas de classificados online, nomeadamente no olx.pt e no custojusto.pt, diminuindo o tempo de pesquisa e tornando este processo menos tedioso. Este website permite guardar anúncios favoritos, eliminar os que não se deseja ver, e receber notificações de novas oportunidades por email. Também foi desenvolvida uma aplicação de consola que permite a procura por anúncios nos websites supramencionados, atualizando a base de dados a cada cinco minutos. Esta aplicação irá não só procurar por novos anúncios, como verificar se os dados da base de dados ainda estão válidos, atualizando-os ou removendo-os se não o forem. Foi ainda montado um servidor para alojar a aplicação de consola e o website. | |
| Projeto: PCustomizer – Loja de material informático Autor: Francisco Palha Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Catarina Gomes Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago Coutinho | O tema do trabalho é “Gestão de Stocks de uma loja de Informática”. Visto o aluno sempre ter demonstrado bastante interesse e conhecimento na área do Hardware/montagem de computadores/compra de periféricos. Por ser uma área de interesse decidiu criar um programa para facilitar a gerência de lojas de Micro Informática. Tem como objetivo tornar mais simples todas as operações da mesma, desde a gerência de material e clientes até ao controlo de orçamentos e vendas. | |
| Projeto: Packet B.V. Alverca Autor: Diogo António da Silva Bastos Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Catarina Gomes Agrupamento/Escola: Escola Secundária Gago Coutinho | Este projeto corresponde a numa aplicação, constituída por dois módulos: Gestão BD B.V. Alverca e Access B.V. Alverca, tendo sido realizada a divisão de acessos ou não a cada utilizador da Corporação, segundo o posto/categoria. A referida aplicação permite ainda não só a alteração dos métodos de transmissão de informação, tais como eventos, piquetes e ainda serviços de emergência/CODU, como também a realização de relatórios relativos aos serviços de emergência, permitindo um melhor controlo do material utilizado em cada uma das situações apresentadas e os métodos e erros que possam ter sido cometidos, mas que não afetem os nossos doentes, podendo essa informação ser utilizada para formação e esclarecimento de dúvidas, entre outras funcionalidades. | |
| Projeto: Trails2Education Autores: Carlos Daniel Cordeiro Grilo e Tomás Rafael Mendes da Encarnação Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Duarte Duarte Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Loulé | Nesta Prova de Aptidão Profissional foi desenvolvida a segunda fase do website e da aplicação web Trails2Education, que serve de suporte ao projeto internacional Erasmus + Ação Chave 2, intitulado “Education au patrimoine via les parcours de santé”, em que participam 5 escolas de 5 países diferentes: Portugal, França, Eslovénia, Estónia e Itália. Os percursos são registados através de uma aplicação Android, que guarda todas as coordenadas GPS e todos os pontos de interesse que possam ser encontrados no percurso num ficheiro GPX . O website e a aplicação estão disponíveis em Inglês e nas cinco línguas dos países participantes no projeto. | |
| Projeto: TrainEnergy – Store Autor: Bruno Martins Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Filipe Ildefonso Agrupamento/Escola: Agrupamento de Escolas Leal da Câmara | A aplicação-Web TrainEnergy pretende ser uma aplicação que simula uma montra de comboios de miniatura, juntamente com outros recursos como por exemplo, cancelas, pontes, linhas, postos de comandos relacionados à questão ferroviária. A base de dados deverá corresponder às funções básicas: Inserir, consultar, atualizar e remover. Um administrador irá controlar tal sistema e prosseguir com a criação das outras contas. Com esta aplicação é possível gerir todos estes itens para fazer não só vendas a retalho, como também o controlo deste stock. Além disso, haverá uma “ app” em Android para listar todas as encomendas pendentes bem como a sua informação e status de entrega. O sistema deverá conter ainda um controlo de stock, ou seja, verificar quantos produtos estão em inventário e registar ocorrências de acidentes/estragos/faltas. | |
| Projeto:“Diverse Play” Autor: Dulcelina da Luz Gomes Gonçalves Curso: Técnico de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos Professor orientador: Catarina Marques Gomes Agrupamento/Escola: Escola Secundária de Gago Coutinho | Tem como tema a dislexia e a reeducação pedagógica utilizando jogos didáticos, desenvolvidos pela aluna.
O objetivo da aplicação “Diverse Play” é fazer com que crianças ou jovens, que não gostam de ler, escrever ou com dificuldades na aprendizagem tenham um contacto interativo com os números, o alfabeto e a simbologia. Assim, através da realização pequenos jogos didáticos, promove a reeducação pedagógica digital, mais estimulante e motivador para o aluno, uma vez que pode repetir os jogos, até atingir o pleno sucesso, ao invés da escrita em papel, que utiliza somente uma vez. Estes exercícios de reeducação podem ser realizados juntamente com um professor, com o encarregado de educação, ou sozinho se assim o desejar, contudo, aconselha-se a interação humana, no sentido de fomentar no jovem o interesse pela leitura e escrita. Este projeto permite registar, eliminar, alterar e pesquisar professores, alunos e encarregados de educação. Permite igualmente que todos realizem os jogos didáticos. | |