Este questionário tem como objetivo fazer o levantamento da forma como
decorreu o processo de preparação e realização das provas externas realizadas
em suporte digital no ano letivo em curso (2023-2024).
O questionário pode ser respondido por um membro
da equipa de apoio técnico, pela direção da escola ou pelos professores
envolvidos neste processo.
Informamos que não está disponível o acesso com credenciais à plataforma anpri.ptDecreto-Lei n.º 80-A/2023 de 6 de setembro que Define os requisitos de formação científica das áreas disciplinares dos grupos de recrutamento de docentes titulares de cursos pós-Bolonha em procedimentos de contratação de escola.Nota Informativa
Orientação sobre atribuição de horas extraordinárias no âmbito do Plano Escola Digital
Últimas Notícias
Pré-inscrição para a formação: Desenvolver o pensamento computacional e os conceitos de programação no ensino e aprendizagem com a plataforma Code.org
A Code.org, a Fundação Santander, a Sonae e a ANPRI prepararam a formação - Desenvolver o pensamento computacional e os conceitos de programação no ensino e aprendizagem com a plataforma Code.org.
É um curso de formação acreditado, na componente geral, com a duração de 50 horas, em
regime de e-learning e gratuito.
Calendarização:
- Confirmações a partir de 16 de setembro de 2024
- Inicio da formação final de setembro/inicio de outubro de 2024.
Publico: Educadores de Infância, Professores dos Ensinos Básico e Professores do Ensino Especial
Objetivos:
Identificar os princípios do pensamento computacional.
Explorar os diferentes tipos de linguagens de programação visuais e textuais.
Conhecer os conceitos básicos de Ciências da Computação para a programação com blocos.
Conhecer, aplicar e integrar os conhecimentos e competências adquiridos sobre programação e competências digitais num projeto pedagógico desenvolvendo perspetivas interdisciplinares.
Aplicar os conhecimentos e competências adquiridos sobre programação e competências digitais num ambiente de ensino e aprendizagem contextualizado.
Critérios de seleção:
- 1º Ser escola pública 1º ciclo
- 2º Ser escola pública 2º ciclo
- 3º Ser escola pública 3º ciclo
- 4º Ser escola pública Pré-escolar
- 5º Opção outros (professores do ensino secundário e profissional)
- 6º Escola Privada
- 7º Não são professores ou não lecionam atualmente
Formulário de Pré-inscrição [Aqui]
Projeto de Erasmus + de intercâmbio
Recebemos no Centro de Ciência da Computação da ANPRI no Barreiro um grupo de professores no âmbito de projetos de intercâmbio de mobilidade educativa europeus e internacionais Erasmus+, no domínio da aprendizagem ao longo da vida.
Nos dias 8 e 9 de julho os 11 professores participantes do projeto “Utilização da impressão 3D no processo educativo” realizaram sessões sobre modelação e impressão 3D e promoveram uma troca de aprendizagens e experiências.
ANPRI no Encontro Regional sobre Ensino Profissional, na D. Dinis
A Presidente da Direção da ANPRI, Fernanda Ledesma, participou como oradora no Encontro Regional do Ensino Profissional organizado pela Escola Secundária D. Dinis, em Lisboa, no dia 24 de junho.
Neste encontro fez uma apresentação sobre o tema: Inteligência Artificial – novos desafios, explorando metodologias estratégias pedagógicas.
Orientações sobre o Futuro da Educação nas Ciências da Computação na Era da IA
Na era da IA, as ciências da computação são mais importantes do que nunca!
A TEACHAI e CSTA TEACHERS.ORG lançaram as "Orientações sobre o futuro da educação nas Ciências da Computação na era da IA" para abordar uma série de questões, começando por:
- Porque é que ainda é importante que os alunos aprendam a programar?
- Como estão os professores de ciência da computação a ensinar com e sobre IA?
- Como podem os alunos tornar-se consumidores críticos e criadores responsáveis de IA?
A orientação inclui um inquérito aos professores e demonstra uma comunidade inclinada para a literacia em IA.
Estamos muito satisfeitos por fazer parte deste trabalho incrível e também sermos membros do Comité Consultivo da TeachAI
ANPRI participa no Festival Robótica Para Todos 2024
O Festival Robótica Para Todos 2024 decorreu entre os dias 19 e 21 de julho de 2024. É um evento pedagógico e lúdico que visa promover, junto dos cerca de 620 alunos do concelho envolvidos na Atividade de Enriquecimento Curricular de Robótica, a capacidade de resolução de problemas, a superação de obstáculos e o desenvolvimento da criatividade, organizada pelo Município de Município de Torres Vedras.
ANPRI representada pela presidente da Direção, Fernanda Ledesma, a convite da organização, participou nas provas finais e encerramento deste evento pedagógico no dia 21 de junho, às 14h00, no Pavilhão da Escola Básica de São Gonçalo
Reunião do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura
A Reunião do Conselho de Acompanhamento do Centro Internet Segura, no qual a ANPRI tem assento, decorreu no dia 20 de junho, na modalidade de “side event” no âmbito da Conferência Nacional de Cibersegurança C-DAYS, organizada pelo CNCS, no Convento São Francisco, em Coimbra.
Neste conselho decorreu a apresentação do Design, Arquitetura e Desenvolvimento do CIS LAB. Foram apresentados ainda, o projeto ySKILLS - Literacia e competências Digitais, o projeto Rayuela: "uma forma divertida de combater o cibercrime” Iniciativas na área da inclusão e capacitação digital promovidas pela Associação .pt e o regulamento dos Serviços Digitais e os Centros Internet Segura pela ANACOM.
Alunos do Agrupamento de Escolas n.1 de Abrantes no Centro de Ciência da Computação
Na sexta-feira, dia 28 de junho, tivemos o prazer de receber os alunos do 11º ano do Curso Profissional de Técnicos de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos, do Agrupamento de Escolas n.1 de Abrantes, acompanhados pelo seus professores.
Nesta visita de estudo ao Centro de Ciências da Computação, na ANPRI, os alunos puderam realizar as oficinas de Montar o Robot Anprino, Programação com Arduino e Programar o Robot Anprino.
Formação: Realidade Aumentada na Educação
A utilização de aplicações que permitem criar experiências de Realidade Aumentada para um smartphone possibilita experienciar esses mesmos conteúdos de forma imersiva.
Este curso é,
Formação específica para os Professores de Informática (grupo 550)
Formação geral para Educadores de Infância, Professores do Ensino Básico, Secundário e Educação Especial.
Ação | Formadores | Datas | Acreditação | Observações |
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Realidade Aumentada na Educação |
Ricardo Carvalho |
4, 8, 10, 15 e 17 de julho |
Específica para o grupo de Informática Geral para todos os grupos |
Duração: 15 horas Inscrição: Fechada Flyer para download |
Confirmações: 1 de julho de 2024
Pré-requisito: Abertura no mínimo com 15 inscrições.
Para qualquer esclarecimento adicional não hesite em contactar-nos para o email: cf.anpri@anpri.pt
ACD | Criação e Personalização de um GPT para a Educação
Ação de Curta Duração sobre Criação e Personalização de um GPT para a Educação decorre no dia 08 de julho, online, com início pelas 17:30 horas.
Esta ACD proporcionará aos formandos uma visão prática e aplicada sobre como criar e personalizar um modelo GPT para fins educativos. Ao fim das três horas, os participantes terão não só compreendido os fundamentos teóricos, mas também desenvolvido e aplicado essas habilidades em projetos concretos.
Formador: Ricardo Carvalho
CUSTO:
- Com certificado de ACD: 5,00 €
- Sem certificado: Gratuita